Atividades e Projetos

Atividades de encerramento do ano letivo nas escolas do Baixo Barroso

Para dar cumprimento ao Plano Anual de Atividades, a Associação de Pais do Baixo Barroso, em perfeita articulação com a Escola e a Associação de Estudantes, organizou uma festa para os alunos do 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário, que decorreu no passado dia 15 de junho, na Escola do Baixo Barroso. Um franco convívio entre alunos, pais, professores, pessoal não docente e a Direção do Agrupamento, que ficará certamente, na memória de todos.

No passado dia 22, foi a vez dos meninos do JI e 1º Ciclo de Salto e Cabril, se juntarem no Parque de Lazer do Torrão da Veiga, em Salto, para também estes juntamente com os seus pais, professores, educadoras e pessoal não docente fraternizarem.

Estas atividades tiveram como principal objetivo promover o convívio e articulação entre toda a comunidade educativa e finalizar, de uma forma festiva, muito ao jeito dos Santos Populares, mais um ano letivo de sucesso. Nestas atividades, além do “obrigatório” churrasco ao ar livre, ainda houve espaço para uma futebolada entre alunos, pais e professores, baile ao ritmo das marchas populares, escorregas e trampolins insufláveis, pinturas faciais artísticas, palhaços e balões decorativos.

1

5  3
 7  8

IX Festival da Canção - Dr. Bento da Cruz

Convite Festival da Cano 2018

Como já vem sendo hábito, no final de cada ano letivo, realizar-se-á no dia 8 de junho de 2018, às 21:00h, na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, o IX Festival da Canção – “Dr. Bento da Cruz”. A edição deste ano seguirá a tradição já instalada, contando com a grande qualidade a que os intérpretes nos habituaram e cuja participação ultrapassará, como é usual, a dezena de intervenientes.

Na edição deste ano será apresentado um espetáculo que revisita as tradições e os costumes da região de Barroso, com particular enfoque nas práticas de comunitarismo agro-pastoril. Para além do aspeto lúdico e de entretenimento, este espetáculo encerra em si mesmo uma vertente educativa, procurando transmitir às novas gerações as imagens de uma organização social que, por força de fenómenos evolutivos, tende a desaparecer e acerca da qual se assume como necessária a preservação de uma memória coletiva e de uma identidade cultural.

Tendo um forte envolvimento da comunidade educativa, e para além da vertente musical e artística, que permitirá aos diversos alunos demonstrar as suas capacidades vocais e musicais, o Festival da Canção – “Dr. Bento da Cruz” procura promover o reforço das ligações entre os diversos membros da comunidade, aos quais a Escola agradece todo o empenho e participação, especialmente aos Pais e Encarregados de Educação.

"A Família e o Sucesso Escolar"- Ação de Sensibilização

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, Montalegre, informa que irão decorrer duas sessões de sensibilização parental dirigidas a pais/encarregados de educação de alunos dos 1.º e 2.º ciclos intituladas “A Família e o Sucesso Escolar”.

Estas ações irão decorrer:

Dia 9 de maio de 2018, às 17.30h, no Auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre

Dia 7 de maio de 2018, às 17.30h, na sala 9, da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso.

A escola não deveria viver sem a família nem a família deveria viver sem a escola. Por isso, pretende-se com esta ação uma troca de experiências e refletir acerca do papel da Família no Sucesso Escolar dos alunos.

 Contamos com a vossa presença!

  imagem

 

Feira de Orientação Escolar

Será já no próximo dia 26 de abril que o Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz irá receber, na escola sede, a 5ª Feira de Orientação Escolar, na qual poderemos contar com a presença de várias Instituições de Ensino Superior, Exército e outras entidades que, certamente, irão contribuir para elucidar os nossos alunos e respetivas famílias sobre o percurso a tomar após o 9º ano e a conclusão do ensino secundário.

Para além dos espaços de exposição, haverá lugar para palestras, estando toda a comunidade educativa convidada a participar ativamente nesta atividade.

Aguardamos a vossa presença!

Semana da Leitura-2018

   Semana da leitura 2018

A semana da leitura decorre de 23 a 27 de abril, em Montalegre, e convida toda a Comunidade a participar no conjunto de atividades preparado para a iniciativa.

Numa época em que os meios tecnológicos criam novas e diversificadas formas de ler o mundo e se combinam diferentes linguagens, textos e formatos, vamos comemorar a leitura e o leitor!   Desafiamos as escolas a desenvolver atividades que festejem a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo. 

Esta semana é uma iniciativa com raízes nas Bibliotecas Escolares, através da participação de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação, convidando toda a Comunidade Escolar a descobrir o prazer de Ler.

António Eduardo Morais Batista dos Santos

PISA 2018 - Programme for International Student Assessment

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz foi selecionado para participar no  PISA 2018 - Programme for International Student Assessment, promovido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

  • Será selecionada uma amostra aleatória de pelo menos 20 professores entre os que estão habilitados para lecionar o 10.º ano de escolaridade, aos quais será pedido para responderem online, a um questionário de caracterização das suas práticas de ensino e das condições da escola.
  • Será selecionada uma amostra aleatória de 46 alunos entre os elegíveis para o estudo PISA 2018 que são todos os alunos da escola nascidos entre 1 de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2002 e que frequentem pelo menos o 7.º ano de escolaridade, ou equivalente, de qualquer modalidade de educação e formação.

Para que os alunos selecionados se familiarizarem com o PISA 2018 e se preparem melhor para representar os alunos de 15 anos que estudam em Portugal, se desejarem, poderão consultar o sítio da OCDE, em https://www.oecd.org/pisa/ ou o sítio do Centro Nacional, em http://iave.pt/np4/12.html para obter mais informação sobre o PISA. Poderão ainda, ver e experimentar responder a algumas das questões que fizeram parte do teste PISA em ciclos anteriores do estudo e que atualmente estão disponíveis como exemplos em http://www.iave.pt/np4/12.html.

O coordenador de escola agradece a colaboração de todos os elementos que venham a ser selecionados para participar no PISA 2018.

Natal 2017

Dia do Patrono do Agrupamento 2018

S. Martinho 2017-18

Dia do Patrono do Agrupamento Dr.Bento da Cruz

pastedImage

A Família vem à Escola!

No âmbito do projeto "A Família vem à Escola", direcionado para as turmas de alunos inscritos pela primeira vez na educação pré-escolar, realizou-se no passado dia 3 de novembro a primeira atividade. Sendo o principal objetivo deste projeto promover uma melhor adaptação escolar das crianças, numa tentiva de levar a Família até à sala de aula, o pai de Mateus Pinto, a frequentar a turma PE3 da educadora Ana Maria Moura, dinamizou uma aula de Atividade Física e Desportiva.

Todas as atividades dinamizadas ao longo do ano etivo serão divulgadas no blog

http://afamiliavemaescola.blogspot.pt/ 

IMG 20171103 110720

Orçamento Participativo 2018

OPE 

Organiza-te, cria uma equipa e apresenta a tua proposta! 

Orçamento Participativo das Escolas dá voz aos alunos, aos estudantes do 3.º ciclo do ensino secundário, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas. Consulta as informações que constam nos documentos disponibilizados abaixo e participa.

Despacho n.º 436-A/2017 [ver/descarregar]

Cartaz OPE Cartaz OPE (ver/descarregar)

 

Documentos para apresentação da proposta:

 - Formulário da proposta [ver/descarregar]

 - Lista de apoiantes (Escola básica e secundária Dr. Bento da Cruz e do Baixo Barroso) [ver/descarregar]

 - Uma página de Facebook – www.facebook.com/opescolas - com linguagem adequada aos estudantes e conteúdos que visam estimular a participação;

- Um sítio na internet – www.opescolas.pt – que foi melhorado e que deve ser agora consultado por todos: alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação, etc.

Como posso participar?

Contamos com a tua participação!

S. Martinho 2017

Parlamento dos Jovens 2017/2018

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a DGEstE e o IPDJ, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O programa, que se desenvolve em várias fases ao longo do ano letivo e que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento, poderá ser uma mais-valia para o Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz - Montalegre, não só pela participação ativa dos alunos, mas também pelo desenvolvimento de valores cívicos e democráticos.
O Parlamento dos Jovens tem como objetivos: a) Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; b) Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; c) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; d) Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
O tema deste ano para o ensino secundário é «Igualdade de Género».
Dando continuidade aos trabalhos, durante o mês de janeiro irão decorrer as seguintes ações:
- debate sessão escolar com o deputado Ascenso Simões ( PS );
- campanha eleitoral e eleições;
- sessão escolar.

Ver edital

Ver publicitação das listas
Pretende-se que os alunos participem com tolerância e espirito cívico nas ações do programa, desenvolvendo a capacidade de argumentação na defesa das suas ideias.

A Coordenadora do Parlamento dos Jovens
Flora Costa

Halloween 2017-18