Atividades

 Reflorestação

A turma do 12.º B, na disciplina de Geografia, promoveu a atividade de reflorestação de uma área que tenha sido afetada pelos incêndios. Esta iniciativa tem por finalidade a preservar as espécies autótones, estimular a reflexão sobre a importância das florestas, as consequências dos incêndios e incentivar a proteção do ambiente. O início da atividade realizou-se em outubro/novembro com a sementeira de três espécies: castanea sativa Miller, Quercus robur e Juglans regia L. e teve a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz.

No dia 11 de maio procedeu-se ao transplante das espécies que entretanto cresceram, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Montalegre e a Câmara Municipal de Montalegre.

Agradece-se a todos o contributo que deram para a reflorestação do Planeta.

Dulce Ramos

1 2 3
5 4 6

 

Visita de estudo à exposição Photo Ark

No dia 9 de março, os alunos dos 11.º e 12.º anos realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de inglês, à Exposição Photo Ark e à Exposição permanente da Galeria da Biodiversidade – CCV, no Jardim Botânico do Porto.

Esta atividade pretendia ir ao encontro, além dos objetivos específicos enunciados na planificação, das necessidades e dos interesses dos alunos participantes.

A exposição Photo Ark, A Nova Arca de Noé, é um projeto inovador e ambicioso para inspirar o público a dedicar-se à conservação das criaturas mais vulneráveis no Planeta, os animais em vias de extinção. A exposição permanente está organizada em 15 temas principais, através dos quais se abordam os mais variados aspetos da diversidade biológica e cultural que hoje conhecemos.

O grupo manteve-se constantemente motivado e inspirado e absorveu toda a informação que lhe foi transmitida, interagindo com os guias que o acompanharam e envolvendo-se nas atividades e experiências que as exposições oferecem.

Esta atividade atingiu todos os objetivos previstos, os alunos vieram mais ricos e o seu feedback foi muito positivo. É de registar, portanto, que este tipo de atividades deve ser incentivado para que os alunos tenham oportunidade de conhecer realidades que nem sempre estão ao alcance de todos.

As professoras responsáveis:

Ana Marisa Almeida, Carla Moura e Lúcia Morais.

 

galeria biodiversidade6 150x150 galeria biodiversidade1 150x150 galeria biodiversidade4 150x150