Atividades e Projetos

Canguru Matemático 2019

No dia três de abril de 2019, o grupo de matemática do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, dinamizou e aplicou a atividade, concurso “Canguru Matemático sem Fronteiras 2019”, que consta no plano anual de atividades, tendo-se observado uma grande adesão dos alunos. 

Na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz a atividade contou com a participação entusiástica de vinte e três alunos na categoria Escolar (5º e 6º anos), vinte e quatro alunos na categoria Benjamim (7º e 8º anos) e doze alunos na categoria Cadete (9º ano), num total de cinquenta e nove alunos.

Na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso a atividade contou com a participação entusiástica de onzealunos na categoria Escolar (5º e 6º anos), dezassetealunos na categoria Benjamim (7º e 8º anos) e oito alunos na categoria Cadete (9º ano), num total de trinta e seisalunos.

A seu tempo, serão entregues diplomas de participação no concurso, aos dois melhores classificados de cada categoria.

Agradecemos a participação entusiástica e empenho de todos os participantes. 

Canguru 2019

Há mesas com tradição

O grupo de Educação Moral e Religiosa Católica (Moral) apresentou a atividade “Há mesas com tradição”.
Proposta a todos os alunos, independentemente da sua diversidade de crenças e opções religiosas: com fé católica ou outra, em situação de procura, indiferentes ou descrentes, para que fazendo memória das diversas tradições possam, em contexto de pluralismo cultural, transmitir e conhecer a diversidade de experiências numa atitude de tolerância e respeito.
A Escola tem uma função educativa. Transmite o património científico, cultural, ético, estético e artístico, com vista à assimilação sistemática e crítica da cultura e à aquisição de competências para o prosseguimento dos estudos ou para a inserção no mundo do trabalho.
Agradecemos a colaboração dos encarregados de educação, assistentes operacionais, professores e o empenho dos diretores de turma e alunos. A própria convivência humana que a Escola proporciona é um forte potencial de conhecimento pessoal e de integração social.

Exposição ‘Easter Bonnets’

A Exposição ‘Easter Bonnets’ (chapéus de Páscoa) está a decorrer no átrio do Centro Escolar.
Os chapéus foram elaborados pelos alunos do 3.º e 4.º anos, com a colaboração dos encarregados de Educação, no âmbito da disciplina de Inglês.
A elaboração de chapéus é uma tradição dos povos de origem Cristã, para celebrar a tradição do uso de roupas novas na Páscoa, em harmonia com a renovação do ano, da vida, da natureza, enfim, da chegada da Primavera.

Exposição de Artes Visuais

Foi com dinâmica, harmonia, gosto e criatividade que se promoveu a exposição sobre a criatividade e poesia. A mesma, decorrerá na escola sede desde o dia 27 de março até 05 de abril. Os proponentes da supracitada basearam-se em conteúdos disciplinares articulados entre 2.º e 3.º ciclos e Curso de Programa Integrado de Educação e Formação (Pief), nas disciplinadas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Formação Vocacional. O êxito dos alunos marca uma etapa significativa do seu percurso e envolvimento nas artes. O Grupo de Artes Visuais

Encerramento Exposição Crianças Austríacas da Cáritas

«Entre 1947 e 1952, 5500 crianças austríacas foram acolhidas por famílias portuguesas. Fugiam das marcas da II Guerra Mundial: a fome e o frio, o pai que tinha ficado na guerra. “Lá é o paraíso”, diziam-lhes as mães antes da partida. De regresso, já ninguém as entendia, já só falavam português.» in Público

No âmbito da temática da Dignidade da Vida Humana, o grupo disciplinar de EMRC e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, com a colaboração da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz e da Câmara Municipal de Montalegre, em articulação com a Cáritas Diocesana de Vila Real e a Embaixada da Áustria em Portugal apresentaram a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”. Esta Exposição esteve na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso e na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz durante o mês de Março.

No dia 22 de Março, a convite do Agrupamento, esteve presente em Montalegre o Exmo. Senhor Embaixador da Áustria em Portugal Dr. Robert Zischg, para fazer o encerramento da exposição. Assim, depois de ser recebido nos Paços do Concelho, fez a visita à Escola Sede e, num ambiente de cordialidade, proximidade e simplicidade, o Sr. Embaixador mostrou a gratidão do seu país por este gesto que, no pós-guerra de uma Áustria devastada pela II Guerra Mundial, fez a diferença para estas crianças. Atualizando as lições do passado, conversou informalmente com alunos do agrupamento manifestando a preocupação pela forma como a Europa está a viver as crises de refugiados e desafiou-os a estudar, a abrir horizontes, a aprender línguas, a experimentar a diversidade, a fazer intercâmbios apostando na sua educação.

O grupo disciplinar de EMRC agradece a todos os envolvidos nesta atividade, nomeadamente a Direção do Agrupamento, o Município de Montalegre, a Cáritas Diocesana de Vila Real, todos os docentes que colaboraram, o Coro da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, os alunos e professores dos Cursos Profissionais de Turismo e Mesa-Bar e a Embaixada Austríaca em Portugal na pessoa do seu Embaixador, o Doutor Robert Zischg.

Dia Mundial da Floresta 2019 1°Ciclo

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, realizou-se no dia 21 de março uma caminhada pela floresta em que participaram os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Montalegre. Com o objetivo de sensibilizar para o respeito pela natureza e pelo ambiente foi efectuada recolha de lixo na floresta, tendo os alunos participado em diversas atividades dinamizadas pelo Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana. 

Parlamento dos Jovens 2019

Alunos da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso foram representar o agrupamento na sessão do parlamento dos jovens que decorreu hoje em Vila Real. 

Nós trabalhos da sessão distrital  foram debatidos e votados os projetos apresentados pelas várias escolas sobre as questões do aquecimento global e das alterações climáticas. As alunas Luísa Pires Carvalho e Maria Rita Falcão Gonçalves, do nosso agrupamento, foram eleitas deputadas para representar o distrito na sessão nacional que decorrerá em Lisboa, sendo que a Luísa acumula o cargo de porta-voz.

Caminhada pela Floresta 2019

Caminhada Floresta

Associado à comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, esta iniciativa pretende fomentar condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente junto da população em geral e da comunidade escolar em particular, assim como, despertar consciências para a riqueza do vasto património florestal nacional e para a problemática dos incêndios florestais.

Corta-Mato Distrital 2019

No dia 05 de fevereiro de 2019 realizou-se o Corta-Mato CLDE Vila Real e Douro no NaturWater Park onde esteve presente o nosso Agrupamento, com cerca de noventa alunos a representar a EBS Dr. Bento da Cruz e a EBS Baixo Barroso.
Individualmente destaca-se o terceiro lugar no escalão de Iniciados Femininos da aluna Inês Pedroso da EBS Dr. Bento da Cruz, e coletivamente o primeiro lugar em Iniciados Femininos. A equipa foi constituída pelas alunas Inês Pedroso, Sara Alves, Margarida Pinto, Juliana Jesus e Maria Videira, da EBS Dr. Bento da Cruz. Estas alunas encontram-se apuradas para representar o nosso Agrupamento no Corta-Mato Nacional que se vai realizar no dia 22 de fevereiro na Marinha Grande.
Consulte aqui os resultados completos.
O Coordenador do Desporto Escolar
Bráulio da Silva

XV Mega Sprinter

Realizou-se no dia 14/03/2019 na Pista de Atletismo da UTAD, a atividade XV MEGA SPRINTER (Sprint, Salto, Km e Lançamento) Fase CLDE de Vila Real e Douro, onde estiveram presentes: EBS do Baixo Barroso, com vinte e cinco alunos e dois professores e a EBS Dr. Bento da Cruz, com vinte e quatro alunos e três professores a representar o nosso Agrupamento. Ficaram apurados para a Fase Nacional do XV MEGA SPRINTER as alunas da EBS Dr. Bento da Cruz, Mafalda Pereira do 5º C, no MEGA SPRINT e Inês Pedroso do 8ºC, no MEGA KM. A Fase Nacional vai realizar-se nos dias 04, 05 e 06 de abril em Faro.
Parabéns a todos os alunos que participaram e em especial às alunas que vão representar o nosso Agrupamento  na Fase Nacional.

Resultados aqui.

Jornalista por um dia

Moldura 17 janeiro 001

Exposição Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal

Expo22 03 2019

Visita de Estudo - Exposição "Rochas e Minerais da Região Norte de Portugal

Alunos do 11.º ano  da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, com a docente Sílvia Martins, visitaram dia 22 de janeiro,  a exposição "Rochas e Minerais da Região Norte de Portugal" na Sede do Ecomuseu  do Barroso - Espaço Padre Fontes. Exposição que promove o potencial geológico e mineiro da região norte de Portugal.

No decorrer desta visita foram ressaltados diversos valores patrimoniais, nomeadamente do património natural, onde a biodiversidade  anda a par com a geodiversidade da região.
 Os alunos foram ainda embebidos com a riqueza de aspetos ligados ao património imaterial das gentes do Barroso.  
Um agradecimento especial à Dr.ª Luísa Queirós pela simpatia e disponibilidade com que nos recebeu. 
                                          A professora Sílvia Martins e os alunos do 11.ª B

 

Semana da Reutilização 1º Ciclo

Atividade do PAA no âmbito da "Semana da reutilização". Os alunos, com a colaboração dos pais e  professores, elaboraram  trabalhos a partir da reutilização de resíduos.  Pretendeu-se, entre outros objetivos, mostrar que é possível contribuir para a redução da extração de matérias- primas necessárias à  produção de novos bens de consumo.

Olímpíadas Portuguesas de Biologia Sénior

Como tem vindo a acontecer nestes últimos anos, mais uma vez, dia 16 de janeiro,  alunos do 11º e 12º anos do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, participaram na 1.ª Eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior. É sempre positiva a participação dos nossos alunos neste tipo de iniciativas.
A docente responsável: Isabel Barros