Atividades e Projetos

Parlamento dos Jovens 2019

Alunos da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso foram representar o agrupamento na sessão do parlamento dos jovens que decorreu hoje em Vila Real. 

Nós trabalhos da sessão distrital  foram debatidos e votados os projetos apresentados pelas várias escolas sobre as questões do aquecimento global e das alterações climáticas. As alunas Luísa Pires Carvalho e Maria Rita Falcão Gonçalves, do nosso agrupamento, foram eleitas deputadas para representar o distrito na sessão nacional que decorrerá em Lisboa, sendo que a Luísa acumula o cargo de porta-voz.

(Em atualização)

Corta-Mato Distrital 2019

No dia 05 de fevereiro de 2019 realizou-se o Corta-Mato CLDE Vila Real e Douro no NaturWater Park onde esteve presente o nosso Agrupamento, com cerca de noventa alunos a representar a EBS Dr. Bento da Cruz e a EBS Baixo Barroso.
Individualmente destaca-se o terceiro lugar no escalão de Iniciados Femininos da aluna Inês Pedroso da EBS Dr. Bento da Cruz, e coletivamente o primeiro lugar em Iniciados Femininos. A equipa foi constituída pelas alunas Inês Pedroso, Sara Alves, Margarida Pinto, Juliana Jesus e Maria Videira, da EBS Dr. Bento da Cruz. Estas alunas encontram-se apuradas para representar o nosso Agrupamento no Corta-Mato Nacional que se vai realizar no dia 22 de fevereiro na Marinha Grande.
Consulte aqui os resultados completos.
O Coordenador do Desporto Escolar
Bráulio da Silva

Jornalista por um dia

Moldura 17 janeiro 001

Visita de Estudo - Exposição "Rochas e Minerais da Região Norte de Portugal

Alunos do 11.º ano  da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, com a docente Sílvia Martins, visitaram dia 22 de janeiro,  a exposição "Rochas e Minerais da Região Norte de Portugal" na Sede do Ecomuseu  do Barroso - Espaço Padre Fontes. Exposição que promove o potencial geológico e mineiro da região norte de Portugal.

No decorrer desta visita foram ressaltados diversos valores patrimoniais, nomeadamente do património natural, onde a biodiversidade  anda a par com a geodiversidade da região.
 Os alunos foram ainda embebidos com a riqueza de aspetos ligados ao património imaterial das gentes do Barroso.  
Um agradecimento especial à Dr.ª Luísa Queirós pela simpatia e disponibilidade com que nos recebeu. 
                                          A professora Sílvia Martins e os alunos do 11.ª B

 

Olímpíadas Portuguesas de Biologia Sénior

Como tem vindo a acontecer nestes últimos anos, mais uma vez, dia 16 de janeiro,  alunos do 11º e 12º anos do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, participaram na 1.ª Eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior. É sempre positiva a participação dos nossos alunos neste tipo de iniciativas.
A docente responsável: Isabel Barros

Auto da Barca no Inferno em cena no Agrupamento

"No passado dia 15 o Teatro veio à escola com peça Auto da Barca do Inferno, representado pela companhia de teateo Filandorra - Teatro do Nordeste. Esta atividade foi enquadrada no Programa de 9* ano, pelo que foram estas turmas as destinatárias da mesma. A peça foi dinamizada nas escolas Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e Básica e Secundária do Baixo Barroso.Uma atividade a replicar no futuro, atendendo-se ao feedback e às reações dos alunos envolvidos."

Maquetes sobre a Biosfera

Moldura 4

Curso de Turismo visita Lar S. José

No dia 12 de dezembro fomos ( turma 11.º TUR) visitar o Lar de S. José, em Montalegre, acompanhados pela professora Ana Ferreira. Além da visita, fomos levar um pouco da nossa alegria e um postal a desejar um Bom Natal. A seguir, cantámos umas canções para alegrar um pouco o dia destas pessoas. Todos eles gostaram muito da nossa visita e alguns até choraram de emoção. Nós prometemos voltar,  pois além do contacto geracional, também a transmissão de ternura e de carinho que, espontaneamente, se estabeleceu entre diferentes gerações, enriqueceu-nos enquanto alunos e, sobretudo, como pessoas.

Comemoração do Dia Mundial do não Fumador 2018

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), dia 19 de novembro, no auditório da escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, decorreu uma palestra ligada ao tabagismo, direcionada a alunos do ensino secundário e PIEF.

É sempre uma enorme satisfação poder contribuir para que os nossos alunos sejam alunos informados e desta forma possam fazer escolhas de forma mais consciente.

Um agradecimento especial a todos os intervenientes.

Amnistia Internacional no Agrupamento

Em celebração dos 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tivemos connosco a Amnistia Internacional – Núcleo de Chaves, uma organização não governamental, cujo objetivo é mobilizar esforços para acabar com abusos contra os Direitos Humanos e exigir justiça para todas as pessoas que diariamente vêem os seus direitos serem desrespeitados e violados.
O Agrupamento agradece aos representantes da Amnistia Internacional - Núcleo de Chaves, o facto de terem partilhado o testemunho do seu trabalho na identificação de situações de violação dos Direitos Humanos e da sua forma de atuação para as denunciar e prevenir, nos vários países do Mundo e também em Portugal, e assim sensibilizar a comunidade educativa neste sentido.
Esta atividade realizou-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no dia 11 de dezembro, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e no dia 12 de dezembro, na sala de convívio da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso.

Celebração S. Martinho 2018-2019

Com os objetivos de fomentar o clima de cooperação, confiança e responsabilidade, entre os diversos membros da comunidade educativa; reforçar o trabalho colaborativo; contribuir para a formação integral da personalidade dos jovens; organizar celebrações que incluam pessoal docente e não docente do Agrupamento, celebrou-se o S. Martinho em todas as escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz.

 

Corta Mato Escolar 2018-2019

Cumprindo mais uma vez a sua missão de formação integral dos seus alunos, a escola básica e secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre promoveu no dia 12 de dezembro o seu CORTA MATO ESCOLAR. Esta atividade desportiva decorreu durante a manhã, no parque do rio Cávado e teve uma grande adesão principalmente por parte dos alunos mais novos. Foi uma manhã diferente, onde todos participantes puderam mostrar a sua forma física e praticar desporto. A organização ficou a cabo dos professores de Educação Física.
Agradecemos ainda a colaboração da associação de estudantes, da turma do 10ºB e dos Bombeiros de Montalegre.

1  2 
 3  4

Festival de Teatro

Moldura 30 outubro 001

Direitos Humanos 2018

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz assinalou o 70º Aniversário da Declaração Internacional dos Direitos Humanos com uma série de atividades, das quais se destacam o visionamento de um pequeno filme sobre a temática em todas as turmas e a afixação de cartazes com os principais direitos pelo recinto da escola. A comemoração desta data fulcral para a humanidade culminou com uma palestra promovida pelo Grupo Local de Chaves da Amnistia Internacional.

Dia Internacional da Bibliotecas Escolares 2018

2ª Moldura 22 outubro 001

Mais artigos...

  1. Literacia Financeira