Atividades e Projetos

Corta Mato Escolar 2018-2019

Cumprindo mais uma vez a sua missão de formação integral dos seus alunos, a escola básica e secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre promoveu no dia 12 de dezembro o seu CORTA MATO ESCOLAR. Esta atividade desportiva decorreu durante a manhã, no parque do rio Cávado e teve uma grande adesão principalmente por parte dos alunos mais novos. Foi uma manhã diferente, onde todos participantes puderam mostrar a sua forma física e praticar desporto. A organização ficou a cabo dos professores de Educação Física.
Agradecemos ainda a colaboração da associação de estudantes, da turma do 10ºB e dos Bombeiros de Montalegre.

1  2 
 3  4

Direitos Humanos 2018

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz assinalou o 70º Aniversário da Declaração Internacional dos Direitos Humanos com uma série de atividades, das quais se destacam o visionamento de um pequeno filme sobre a temática em todas as turmas e a afixação de cartazes com os principais direitos pelo recinto da escola. A comemoração desta data fulcral para a humanidade culminou com uma palestra promovida pelo Grupo Local de Chaves da Amnistia Internacional.

Maquetes sobre a Biosfera

Moldura 4

Comemoração do Dia Mundial do não Fumador 2018

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), dia 19 de novembro, no auditório da escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, decorreu uma palestra ligada ao tabagismo, direcionada a alunos do ensino secundário e PIEF.

É sempre uma enorme satisfação poder contribuir para que os nossos alunos sejam alunos informados e desta forma possam fazer escolhas de forma mais consciente.

Um agradecimento especial a todos os intervenientes.

Celebração S. Martinho 2018-2019

Com os objetivos de fomentar o clima de cooperação, confiança e responsabilidade, entre os diversos membros da comunidade educativa; reforçar o trabalho colaborativo; contribuir para a formação integral da personalidade dos jovens; organizar celebrações que incluam pessoal docente e não docente do Agrupamento, celebrou-se o S. Martinho em todas as escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz.

 

Festival de Teatro

Moldura 30 outubro 001

S. Martinho 2018-2019

S. Martinho net

Dia Internacional da Bibliotecas Escolares 2018

2ª Moldura 22 outubro 001

Concurso Fotografia Criativa

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES ) e associado à comemoração do "Dia Mundial da Alimentação", alunos da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso e da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz produziram os trabalhos que a seguir se apresentam no seguinte vídeo.
Um muito obrigada a todos os participantes,
A Coordenadora do PES: Sílvia Alves Martins

Literacia Financeira

Moldura 22 outubro 001

Concurso Media@ção

A nova edição do Concurso Media@ção, este ano letivo, tem por objeto a relação
Media, democracia e tolerância. Este tema é comum a ambas as categorias de trabalhos –
1.º/2.º ciclos e 3.º ciclo/secundário – e passível de ser abordado de múltiplas perspetivas.

 [Ver regulamento]

A Terra Treme

No dia 5 de novembro será realizado em Portugal o exercício público de prevenção do risco sísmico

A TERRA TREME, às 11 horas e 5 minutos, com a duração de 1 minuto.

A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a comunidade escolar para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.
Esta atividade tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.

 

A Maior Lição do Mundo

Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados na Cimeira das Nações Unidas em setembro de 2015, são uma agenda ambiciosa, que deverá ser implementada por todos os países nos próximos 15 anos.

A concretização dos ODS dependerá não apenas do compromisso dos governos, mas também do envolvimento dos cidadãos. As crianças e os jovens são centrais neste apelo global de participação e a escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global, inspirar e incentivar as pessoas a participarem no desenvolvimento das comunidades.

Assim, surge a Maior Lição do Mundo, que visa contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Comité Português para a UNICEF e a Direção-Geral da Educação juntaram esforços a fim de promover esta iniciativa e envolver o maior número de crianças a viver em Portugal.

Halloween 2018-2019

Dia 31 de outubro (quarta-feira), realizou-se a atividade “Halloween”, nas escolas do nosso Agrupamento, com a participação e empenho de todos os professores e alunos.

Origem do Halloween

A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória, visto ser praticada há mais de 3 mil anos. Surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro. Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefactos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”. Os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eram queimados na fogueira. Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio. Daí que o nome Halloween decorra da junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos. A tradição do Halloween foi passada de geração em geração, uma vez que não existe nada escrito sobre isso.

História do Halloween nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX. Desde então, a festa é o maior sucesso.

As crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês). A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.

As casas e as ruas ficam decoradas com temas sombrios (bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas, etc.). Uma das marcas mais emblemáticas da festa são as grandes abóboras com rosto e com velas dentro.

Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e a data é feriado nos Estados Unidos. Além dos Estados Unidos, a festa foi difundida por diversos países do mundo, tendo forte tradição no Canadá e no Reino Unido.

A comemoração do “Halloween” visa desenvolver a “cultura awareness” nos alunos (descoberta e consciencialização de padrões culturais dos países de cultura alvo – Reino Unido e Estados Unidos da América – nos seus diferentes modos de pensar, sentir, agir e criar. As atividades desenvolvidas têm como principais objetivos: a compreensão de diversas diferenças culturais entre os países anglófonos e Portugal e a promoção de respeito por diferentes culturas e por determinados valores que são universais.

Assim sendo, e dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades, esta atividade foi dinamizada da seguinte forma:

-Leitura de textos alusivos;

-Desenhos, cartazes e outras atividades sobre o “Halloween”; realizadas dentro da sala de aula, na disciplina de inglês;

-Decoração dos espaços;

-Concurso de abóboras.

As docentes de inglês do Agrupamento de escolas agradecem a colaboração de todos.

 

Concurso dos Clubes Europeus 2018/19

Os Clubes Europeus (CE) são centros dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação e podem ser criados em estabelecimentos de educação pré-escolar, do ensino básico e secundário, em qualquer uma das modalidades de educação e ensino e oferta educativa, nomeadamente no ensino profissional. No âmbito da nova Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), optou-se por um área que reflete as origens e bases da cidadania europeia.

O tema selecionado para os projetos a concurso no ano letivo 2018/19 é:
Europa, casa da Democracia”.