Atividades e Projetos

Um Coração XXL– Pessoas de Coleção!

Querida Família,

aprender os nossos Avós (“de sangue” ou “de coração”) é uma bênção.

Cá na Biblioteca Escolar, temos a convicção de que eles são livros vitais:

olhá-los, lê-los, escutá-los e interpretá-los é um privilégio.

Resolvemos, então, na Semana da Leitura,

dar o mote e desafiar-vos.

No dia 21 de abril, pelas 21h, realizaremos, online,

com a companhia da autora Elsa Almeida,

a sessão temática “Um coração XXL – Pessoas de Coleção!”,

onde, a partir da exploração desta obra,

poderemos atentar nas maravilhas de sermos net@s.

Huuuuuuuuuuuuuuuummmmmmm…

Termos os Avós connosco seria beeeeeeem catita, não acham?!

Juntem-se a nós.

Pode ser tão bom…)

Semana da leitura

Atividades dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) no E@D

Atividade - FAMÍLIA DURÃO

FAMÍLIA DURÃO... (só de nome, de coração não).

Dia 2 de março, às 21h01, no Teams

O grupo de Educação Moral e Religiosa Católica em colaboração com a Biblioteca Escolar, do nosso Agrupamento, apresentam: 

Uma atividade, integrada na Unidade Letiva 3 – A Família, promovida para os nossos alunos do 5.º ano de escolaridade e as suas famílias.

Com a presença e dinamização de Elsa Marisa da Silva Almeida “escritora por conspiração” e autora da obra “A Família Durão”.

A Família Durão – Sinopse

A família Durão é uma família como muitas: tudo parece normal e vive-se razoavelmente, mas há uma regra – secreta – que impõe uma proibição: lá em casa ninguém pode exprimir emoção! Sempre que alguém sente alguma coisa tem duas soluções: deitar fora ou engolir. Mas nunca pode partilhar ou sequer deixar transparecer. Chorar não é permitido; rir só dentro do tom; dar um beijo só em dias de festa e abraçar só na imaginação. Em tudo, o mais importante é a compostura. Acontece que… a determinada altura, metem-nos numa estranha aventura.

Ana Luísa Oliveira – Ana Oliveira Ilustração

Nasceu no verão de 1988 e é natural da Trofa. Licenciou-se em Arquitetura na Universidade do Porto, em 2011, e completou a formação em Ballet Clássico. Trabalhou como arquiteta durante dois anos, mas cedo percebeu que tinha de dedicar-se ao que a apaixona: o desenho e a dança.

Vive no Porto, onde exerce a sua atividade como ilustradora, e é professora de Ballet, na Trofa e em Vila Nova de Famalicão. Expõe com regularidade e conta já com várias obras publicadas.

 

Elsa Marisa da Silva Almeida

Nasceu em dezembro de 1982, em Carregosa. É de Vale de Cambra. Vive, atualmente, em Vila Nova de Gaia. Apaixonada pela Teologia. Professora de coração. Escritora por conspiração! É cristã. Adora futebol, música, cinema, livros, fotografia, culinária e conversa da boa! É portista, por bênção! Gosta de pessoas. Muito! Diverte-se, profundamente, enquanto escreve estórias. Depois de “Um coração XXL”, chegou-lhe “A Família Durão” – a sua segunda estória editada.

Contamos com a presença de todos.

Filme do Dia do Agrupamento

Agrupamento com História e Mérito

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento e à semelhança de anos anteriores, no dia 22 de fevereiro, comemora-se o Dia do Agrupamento. Este ano, dadas as circunstâncias pandémicas, a comemoração será online, com a dinamização da atividade - "Agrupamento com História e Mérito". Esta atividade tem como principal objetivo homenagear os alunos de Mérito Escolar e os alunos de Diploma de conclusão do Ensino Secundário no ano letivo 2019/2020. Ao recordar a história que une a comunidade escolar, fazemos memória ao nosso Patrono, Dr. Bento da Cruz. 

Estamos juntos! 

Que nunca nos falte Esperança e Coragem para alcançarmos Sonhos maiores que a própria Vida

A Direção

Diadoagrupamento

Atividade do Dia de S. Valentim - Departamento Curricular de Línguas

A Terra Treme 2020/2021

A TERRA TREME 2020 Banner FB

Missão País 2021

A pandemia exigiu que nós mudássemos a nossa forma de atuação.

A Missão País FMUP (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e a EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), no cumprimento da atividade integrada no PAA (Plano Anual de Atividades) do nosso Agrupamento de Escolas, promoveram um momento de relação onde foramdesenvolvidos não só os conhecimentos e competências, mas também as ideias e os sentimentos motivadores de alegria e crescimento dos nossos alunos.

Os jovens missionários da Missão País FMUP partilharam um vídeo e enviaram algumas propostas de atividades adaptadas, na medida do possível, ao atual contexto de aulas on-line.

Agradecemos o testemunho partilhado com os nossos alunos e reiteramos a disponibilidade para, no próximo ano letivo, continuarmos a beneficiar desta “missão tão especial”.

Os professores de EMRC

Prof. Paulo Magalhães

Prof. Pedro Barroso

Dia da alimentação

No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, no Centro Escolar de Montalegre. Foram realizadas algumas atividades tais como: construção da roda dos alimentos, cartaz alusivo à quantidade de açúcar contida nos alimentos consumidos pelas crianças e ações de sensibilização em relação a alimentação e sustentabilidade. As atividades tiveram uma boa adesão da comunidade escolar, com a participação de alunos e professores e colaboração dos encarregados de educação. Contamos também com a cooperação da Drª. Ana Ribeiro Afonso na apresentação das ações de formação no âmbito da Alimentação e Sustentabilidade.

Prof. Pedro Miranda

122125705 3472679856122670 2376102470346477954 n

10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz

Pelo valor de 2€ muitas estrelas poderão iluminar um céu inteiro e ajudar a Cáritas a combater a desigualdade em Portugal!

O grupo de EMRC

Receção aos Cursos Profissionais 2020-2021

PAP Profissional Cozinha-Pastelaria 2020

Atividade de “Halloween"

No Agrupamento de Escola Dr. Bento da Cruz, Montalegre, o “Halloween” não poderia deixar de ser assinalado apesar do contexto de pandemia em que vivemos.

Assim, o grupo de professoras de Inglês propôs às suas turmas que celebrassem a data com trabalhos individuais alusivos ao tema. Esta celebração teve como objetivos principais: desenvolver o processo de ensino/aprendizagem perspetivando a melhoria da qualidade das aprendizagens e o sucesso dos alunos do Ensino Básico e Secundário; promover um maior envolvimento e corresponsabilidade dos Encarregados de Educação nos percursos escolares dos alunos; fomentar a participação e o envolvimento dos alunos na vida da escola; desenvolver processos diferenciados e flexíveis de ensino/ aprendizagem que maximizem o potencial dos alunos com necessidades educativas e promover Atividades de Enriquecimento Curricular e Extracurricular.

O balanço desta atividade foi bastante positivo e as docentes responsáveis ficaram surpreendidas com os trabalhos levados a cabo. Aproveitam, ainda, para agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso da mesma.

Apreciem, para já, a PARTE I desta actividade e aguardem a PARTE II…. BREVEMENTE!!!!

https://sway.office.com/fQLJJnccxyc5EPN8?ref=Link&loc=play

Atividade - Top das histórias - Educação Inclusiva

Ler história