Atividades e Projetos

Resultados Desporto Escolar 2018-19

Terminado o ano letivo e simultaneamente as atividades dos Grupos Equipa do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, fazemos um apanhado dos resultados mais relevantes alcançados pelos vários Grupos Equipa e da participação nos projetos complementares do Desporto Escolar.

Aproveito a ocasião para deixar um agradecimento à Professora Maria das Dores Leal Pinheiro que se disponibilizou para acompanhar as alunas do nosso Agrupamento às fases Nacionais dos Projetos Complementares, nomeadamente o Corta-Mato e o Mega Sprinter.

O Coordenador Técnico do Clube do Desporto Escolar

Resultados Aqui                                                                                                                               Bráulio da Silva

Cerimónia Entrega de Prémio Nacional "Conto Filosófico"

Conto filosofico

APEFP ESTEVE NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. BENTO DA CRUZ - MONTALEGRE PARA ENTREGAR MENÇÃO DE HONRA DA III EDIÇÃO DO PRÉMIO NACIONAL DO CONTO FILOSÓFICO - ESCOLA BÁSICA DE CABRIL E O PRÉMIO MÉRITO DE PUBLICAÇÃO DO CONTO DA ESCOLA BÁSICA DE MONTALEGRE

Dia dezassete do mês de junho de 2019, pelas 14h20, no Auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, os alunos da Escola Básica de Cabril – 1ºciclo, receberam o prémio de Menção de Honra, com o segundo lugar, por participarem na III Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico, promovida pela Direção da Associação Portuguesa de Ética Filosofia Prática, com o conto, A morte, construído no âmbito do Projeto de Filosofia para Crianças, implementado pela primeira vez no Agrupamento. O conto foi publicado no livro Contos de Filosofia para Crianças, com direitos de autor.

Os alunos do 4ºF, da Escola Básica de Montalegre, foram premiados também com o Mérito de Publicação do conto Amor impossível, publicado no citado livro.

Na entrega dos prémios, estiveram presentes a diretora da escola, professora Graça Martins, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Dr. David Teixeira e o presidente da Associação Portuguesa de Ética Filosofia Prática, Dr. Eugénio Oliveira. Assistiram à entrega de prémios os alunos laureados, a professora Maria La-Salette da Cunha Brito Bernardo, que acompanhou os alunos na produção do conto Amor impossível, a professora Sandra Salgado, titular da turma dos alunos da Escola Básica de Cabril, a docente de Filosofia, responsável pelo projeto, Eugénia Costa, alguns encarregados de educação e membros da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Todos os alunos premiados receberam o certificado de participação e o livro com os contos publicados, oferta da Câmara Municipal de Montalegre.

A Escola, a Câmara e a Associação Portuguesa de Filosofia regozijam-se com o sucesso dos alunos e dos professores envolvidos neste projeto.

“Conta-nos uma história!” pelos alunos do 4º ano

Sob a supervisão da professora Ana Melo, os alunos do 4º ano, da Turma F, da Escola Básica de Montalegre, participaram no concurso “Conta-nos uma história!”, intitulada “Little Wizards”, através da leitura expressiva da história adaptada The Gruffalo, de Julia Donaldson, em língua inglesa.

The Gruffalo é a história de um pequeno rato que passeia pelo bosque e é abordado por vários animais, com o intuito de ser devorado. Para evitar esta situação, o ratinho inventa um encontro com um monstro imaginário, o "Gruffalo". Contudo, a personagem que o rato inventara para escapar à morte afinal existe e aparece para anunciar a chegada de uma figura ainda mais temerosa - o Homem - que vem para destruir o seu lar, cortando todas as árvores. Unidos, os animais expulsam o Homem da floresta.

A equipa “Little Wizards” contou com as vozes da Bárbara, como narradora, a Isabela, como rato, o Ari, como raposa, a Clara, como coruja, a Constança, como cobra e o Hugo, como Gruffalo.

O concurso, promovido pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, do Gabinete de Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, conta já com a 10º edição. Foram submetidas 315 histórias, nas modalidades áudio e vídeo. Todas as histórias foram apreciadas por um júri constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Microsoft, e presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra.

Prof. Ana Melo

Mural 25 de Abril

No passado dia 22 de maio, realizou-se, na Escola do Baixo Barroso, um mural comemorativo do 25 de abril, com os alunos da área cientifico-humanísticas, do 11º e 12º anos, em colaboração com a disciplinas de História A e Geografia A.   25abril

Atividade "Minilaboratório" 2019

Tal como em anos anteriores,  docentes do departamento de Ciências Exatas e da Natureza, dos grupos disciplinares 230 e 520, da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, dinamizaram, durante o 2.ª e 3.ª períodos, um conjunto de atividades direcionadas aos alunos do pré escolar.
 O laboratório de Biologia foi palco de inúmeras experiências, que permitiram a partilha de saberes e competências com este publico tão particular.
Dada a complexidade do processo de ensino / aprendizagem é sempre uma mais valia proporcionar aos nossos alunos, mesmo de tenra idade, ambientes de aprendizagem diversificados,
Um agradecimento a todos os envolvidos nesta atividade.
 A coordenadora da atividade: Sílvia Alves Martins
 

X Festival da Canção

X Festival da Canção

Há mesas com tradição

O grupo de Educação Moral e Religiosa Católica (Moral) apresentou a atividade “Há mesas com tradição”.
Proposta a todos os alunos, independentemente da sua diversidade de crenças e opções religiosas: com fé católica ou outra, em situação de procura, indiferentes ou descrentes, para que fazendo memória das diversas tradições possam, em contexto de pluralismo cultural, transmitir e conhecer a diversidade de experiências numa atitude de tolerância e respeito.
A Escola tem uma função educativa. Transmite o património científico, cultural, ético, estético e artístico, com vista à assimilação sistemática e crítica da cultura e à aquisição de competências para o prosseguimento dos estudos ou para a inserção no mundo do trabalho.
Agradecemos a colaboração dos encarregados de educação, assistentes operacionais, professores e o empenho dos diretores de turma e alunos. A própria convivência humana que a Escola proporciona é um forte potencial de conhecimento pessoal e de integração social.

Visita de estudo a Boticas

Durante o mês de maio no âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento, os alunos das turmas A,B,C,D e E , do 7.º ano de escolaridade, Do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, (Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso e Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz), realizaram uma visita de estudo ao concelho de Boticas.

Esta atividade constou de uma visita guiada à Resinorte – Boticas e à Escola Municipal de Educação Rodoviária de Boticas com o intuito consciencializar para a separação e a recolha de resíduos; promover valores de responsabilidade ambiental e de responsabilidade rodoviária.

Os alunos também usufruíram de momentos de lazer, em contacto com a natureza, praticando alguns desportos ao ar livre que o Parque da Biodiversidade proporciona. Neste espaço, os alunos também puderam aplicar alguns ensinamentos transmitidos, principalmente no que diz respeito à proteção do ambiente.

20190516 111243 20190516 102729

Exposição ‘Easter Bonnets’

A Exposição ‘Easter Bonnets’ (chapéus de Páscoa) está a decorrer no átrio do Centro Escolar.
Os chapéus foram elaborados pelos alunos do 3.º e 4.º anos, com a colaboração dos encarregados de Educação, no âmbito da disciplina de Inglês.
A elaboração de chapéus é uma tradição dos povos de origem Cristã, para celebrar a tradição do uso de roupas novas na Páscoa, em harmonia com a renovação do ano, da vida, da natureza, enfim, da chegada da Primavera.

Olimpíadas de Educação Financeira

olimpiadas edu financeira

No âmbito do projeto de “Educação Financeira” que está a ser desenvolvido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 5.º C participou na final da 3.ª edição das Olimpíadas de Educação Financeira que se realizou no Museu do Papel Moeda, no Porto.

As Olimpíadas de Educação Financeira são promovidas pela Fundação Dr. Antnio Cupertino de Miranda e estão inseridas no projeto “No Poupar Está o Ganho”. Este visa promover nos alunos conhecimentos de Educação Financeira de modo a que se consciencializem da importância do dinheiro, bem como, dotá-los de competências e comportamentos responsáveis do ponto de vista financeiro.

A turma do 5.º C representou o Agrupamento Escolar, tendo conseguido obter 47 pontos em 60, alcançando o 6.º lugar, numa fase que envolveu 10 municípios da região norte na competição destinada ao 2.º Ciclo.

Exposição de Artes Visuais

Foi com dinâmica, harmonia, gosto e criatividade que se promoveu a exposição sobre a criatividade e poesia. A mesma, decorrerá na escola sede desde o dia 27 de março até 05 de abril. Os proponentes da supracitada basearam-se em conteúdos disciplinares articulados entre 2.º e 3.º ciclos e Curso de Programa Integrado de Educação e Formação (Pief), nas disciplinadas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Formação Vocacional. O êxito dos alunos marca uma etapa significativa do seu percurso e envolvimento nas artes. O Grupo de Artes Visuais

Sarau Cultural Biblioteca Escolar 2019

Realizou-se no dia 24 de abril na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e no dia 26 de abril na Casa do Capitão em Salto o já tradicional Sarau Cultural do Agrupamento, promovido e organizado pela Equipa na Biblioteca Escolar do Agrupamento, em parceria com o Departamento Curricular de Expressões e com a colaboração dos Cursos Profissionais da Escola Dr. Bento da Cruz e a Associação de Pais do Baixo Barroso. Este ano, para além da realização do evento no espaço da BE da Escola Sede, foi novidade a sua concretização também na zona de influência da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, no Ecomuseu de Salto - Casa do Capitão.

Poesia, música, e convívio foram as palavras de ordem em dois momentos que juntaram alunos, pais e professores num ambiente ameno e familiar, que apostou na promoção da cultura e da literacia!

 

Encerramento Exposição Crianças Austríacas da Cáritas

«Entre 1947 e 1952, 5500 crianças austríacas foram acolhidas por famílias portuguesas. Fugiam das marcas da II Guerra Mundial: a fome e o frio, o pai que tinha ficado na guerra. “Lá é o paraíso”, diziam-lhes as mães antes da partida. De regresso, já ninguém as entendia, já só falavam português.» in Público

No âmbito da temática da Dignidade da Vida Humana, o grupo disciplinar de EMRC e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, com a colaboração da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz e da Câmara Municipal de Montalegre, em articulação com a Cáritas Diocesana de Vila Real e a Embaixada da Áustria em Portugal apresentaram a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”. Esta Exposição esteve na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso e na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz durante o mês de Março.

No dia 22 de Março, a convite do Agrupamento, esteve presente em Montalegre o Exmo. Senhor Embaixador da Áustria em Portugal Dr. Robert Zischg, para fazer o encerramento da exposição. Assim, depois de ser recebido nos Paços do Concelho, fez a visita à Escola Sede e, num ambiente de cordialidade, proximidade e simplicidade, o Sr. Embaixador mostrou a gratidão do seu país por este gesto que, no pós-guerra de uma Áustria devastada pela II Guerra Mundial, fez a diferença para estas crianças. Atualizando as lições do passado, conversou informalmente com alunos do agrupamento manifestando a preocupação pela forma como a Europa está a viver as crises de refugiados e desafiou-os a estudar, a abrir horizontes, a aprender línguas, a experimentar a diversidade, a fazer intercâmbios apostando na sua educação.

O grupo disciplinar de EMRC agradece a todos os envolvidos nesta atividade, nomeadamente a Direção do Agrupamento, o Município de Montalegre, a Cáritas Diocesana de Vila Real, todos os docentes que colaboraram, o Coro da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, os alunos e professores dos Cursos Profissionais de Turismo e Mesa-Bar e a Embaixada Austríaca em Portugal na pessoa do seu Embaixador, o Doutor Robert Zischg.

Canguru Matemático 2019

No dia três de abril de 2019, o grupo de matemática do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, dinamizou e aplicou a atividade, concurso “Canguru Matemático sem Fronteiras 2019”, que consta no plano anual de atividades, tendo-se observado uma grande adesão dos alunos. 

Na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz a atividade contou com a participação entusiástica de vinte e três alunos na categoria Escolar (5º e 6º anos), vinte e quatro alunos na categoria Benjamim (7º e 8º anos) e doze alunos na categoria Cadete (9º ano), num total de cinquenta e nove alunos.

Na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso a atividade contou com a participação entusiástica de onzealunos na categoria Escolar (5º e 6º anos), dezassetealunos na categoria Benjamim (7º e 8º anos) e oito alunos na categoria Cadete (9º ano), num total de trinta e seisalunos.

A seu tempo, serão entregues diplomas de participação no concurso, aos dois melhores classificados de cada categoria.

Agradecemos a participação entusiástica e empenho de todos os participantes. 

Canguru 2019

Dia Mundial da Floresta 2019 1°Ciclo

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, realizou-se no dia 21 de março uma caminhada pela floresta em que participaram os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Montalegre. Com o objetivo de sensibilizar para o respeito pela natureza e pelo ambiente foi efectuada recolha de lixo na floresta, tendo os alunos participado em diversas atividades dinamizadas pelo Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana.