Selo EQAVET

PNPSE2

Plano Contingência

 

Blogs 

Logo BE BC
cursos profissionais02 a famlia vem  escola
temas partilhados

Últimos Eventos 

Escolas de acolhimento – Resposta COVID-19

Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021, de 27 de novembro e das determinações do Conselho de Ministros do passado dia 21 de dezembro e…

Ler mais...

Avaliações 1.º Período 2021/2022 (2)

Os resultados escolares do Final do 1º Período já estão afixados nas Escolas do Agrupamento e estão também disponíveis na plataforma GIAE Online do Agrupamento. Podem, como costume, aceder com…

Ler mais...

Corta-Mato Escolar 2021

Decorreu no passado dia 17 do corrente mês o Corta-Mato Escolar, com a participação de mais de 100 alunos. Ao longo de uma bela manhã de dezembro, com o sol…

Ler mais...

Mensagem de Natal SPO 2021

Natal…rima com SAÚDE MENTAL? Sim, rima! O NATAL contribui para o nosso bem-estar, proporcionando-nos momentos prazerosos, em família, com amor e solidariedade. É uma época especial para muitas famílias! Para…

Ler mais...

Natal EB1-JI Salto 2021

Natal na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Salto Tal como é habitual, no passado dia 17, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do…

Ler mais...

Visita Lar S. José

Alunas do Curso Profissional Técnico de Vendas e Marketing visitaram o Lar de S. José, em Montalegre. Natal e Ano Novo são épocas festivas de grande significado e importância para…

Ler mais...

Outros portais 

       Apamonte 
 rbe  Parlamentojovens
opescolas
descolar  seguranet 

Atividades e Projetos

Corta-Mato Escolar 2021

Decorreu no passado dia 17 do corrente mês o Corta-Mato Escolar, com a participação de mais de 100 alunos. Ao longo de uma bela manhã de dezembro, com o sol a aquecer os participantes, os alunos foram competindo nos diferente escalões, num percurso entre o interior  e exterior da Escola.  Os intervenientes  esforçaram-se e fizeram o seu melhor, pelo que estão todos de PARABÉNS!!!! Um agradecimento especial à Associação de Estudantes, Guarda Nacional Republicana  e Bombeiros locais pelo apoio prestado na realização deste evento.

Visita à CERCIMONT

Há sorrisos que valem mais do que mil palavras e gestos  que carregam mil e uma emoções.  E foi este o espírito que  os alunos do curso profissional Técnico de Turismo, Técnico de Cozinha e Pastelaria, do 7.º B e do 7.º C partilharam  com os utentes da Cercimont, no dia 10 de dezembro.

Natal EB1-JI Salto 2021

Natal na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Salto

Tal como é habitual, no passado dia 17, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Baixo Barroso, com o apoio da Junta de Freguesia da área de influência, proporcionou a habitual distribuição de prendas aos seus alunos.
“Foram tantas as solicitações” que o Pai Natal não resistiu… Fez uma visita e não desiludiu!... Veio carregado de prendas e docinhos, surpreendendo todas as crianças.
Foi um momento de grande alegria e euforia para todos os alunos.

Visita Lar S. José

Alunas do Curso Profissional Técnico de Vendas e Marketing visitaram o Lar de S. José, em Montalegre.

Natal e Ano Novo são épocas festivas de grande significado e importância para cada um de nós e para os que nos são mais próximos.
Embebido neste espírito Natalício e obedecendo ao Plano Anual de Atividades, o nosso Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz levou a cabo algumas iniciativas de cariz social.  
Neste âmbito, as alunas do Curso Profissional de Técnico de Vendas e Marketing, coordenadas por um docente responsável, entregaram a todos os utentes do Lar de S. José de Montalegre pequenos presentes. O gesto solidário permanecerá como agradável lembrança.
As alunas foram carinhosamente recebidas pelas funcionárias do Lar e pelo Senhor Provedor, que agradeceu a iniciativa.
A equipa promotora apresenta também o seu agradecimento.

Postais de Natal 2021

No final do primeiro período, à semelhança de anos anteriores, o Departamento Curricular de Línguas desenvolveu a atividade intitulada "Postais de Natal", cuja concretização foi possível graças à colaboração dos alunos, professores deste departamento curricular e ainda das docentes das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Os alunos participaram com agrado na realização dos trabalhos propostos, cujo resultado culminou numa colorida exposição sobre o Natal, onde a figura do Pai Natal se revelou a grande fonte de inspiração!

Espírito de Natal Chega ao Agrupamento

O ESPÍRITO DE NATAL CHEGA AO AGRUPAMENTO

Dia Europeu das Línguas 21-22

Chegou a altura de fazer as escolhas e votar nos logótipos de que mais gostas! Até ao dia 10 de dezembro coloca "Gosto" nos desenhos que preferes e convida os teus amigos e familiares para votarem, também. No dia 13 serão conhecidos os vencedores das várias categorias. Boa sorte!

Dia Europeu das Línguas - Resultados da votação

Finalizado o prazo para votação dos logótipos realizados pelos alunos do Agrupamento, aqui ficam os vencedores, por escola:
- Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso: 9.ºA e 11.º A;
- Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz: 5.ºB, 8.ºC e 10.º D.
Todos estes trabalhos serão, agora, enviados para o concurso a nível europeu. Boa sorte!

Estendal dos Direitos

Durante o mês novembro de 2021, realizou-se a atividade "Estendal dos Direitos", por ocasião da celebração do 32.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, nas escolas Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz e  Baixo Barroso.  

A atividade consistiu na realização e exposição de um estendal, construído pelos alunos, em que o objetivo foi promover a consciencialização e sensibilização para os direitos das crianças.

Esta atividade resulta da parceria entre o “Projeto de Combate ao Abandono e Insucesso Escolar – Crescemos Juntos – Equipa Multidisciplinar” e a “CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) - Montalegre” com a colaboração do Departamento de Artes do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz – Montalegre. 

POR UM PLANETA SUSTENTÁVEL

Esta temática é bastante oportuna tendo em conta as notícias sobre o aquecimento global do planeta, assim como as alterações climáticas.  Ao trabalharmos em sala de aula esta temática, pretendemos garantir que a Terra seja um planeta ambientalmente mais sustentável, e para que isso seja possível é essencial que algumas atitudes sejam alteradas e novas medidas sejam seguidas por cada um dos seus habitantes.
O jardim-de-infância, como espaço educativo e de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para impulsionar conhecimentos sobre as várias formas de contribuir para a salvação do nosso planeta.
Esta atividade foi apresentada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Salto e Cabril em forma de dramatização /mimada da canção "proteger a Natureza".

Dia do Pijama 2021

Dia Internacional da Convenção sobre os Direitos das Crianças/Dia Nacional do Pijama

Por ocasião da celebração do 32.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, que se comemora anualmente no dia 20 de novembro, mas que por este ano ter coincidido com um sábado, comemorou-se na segunda-feira seguinte, dia 22. Também neste mesmo dia se comemora o Dia Nacional do Pijama, que é um dia educativo e solidário, feito por “crianças que ajudam outras crianças”.
 Assim, todas as crianças do Jardim de infância e da Escola de 1.º ciclo de Salto vieram para a escola vestidas de pijama e passaram, assim, o dia em atividades educativas e lúdicas, inspiradas pela Missão Pijama, devidamente preparadas pelas Professoras e Educadoras, com a especial colaboração do Professor da AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) de Jogos Desportivos e Coletivos, Professor Fernando Magalhães.
Esta ação teve como objetivo alertar e sensibilizar a comunidade escolar, as famílias e a sociedade em geral para o respeito pelos direitos das crianças, proclamados no dia 20 de novembro de 1989, em Assembleia Geral das Nações Unidas.
Para encerrar, e na presença da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Montalegre, em colaboração com a Autarquia e o Agrupamento de Escolas, foi apresentado e oferecido o livro “Conhece os Teus Direitos!” de Manuel Reis e ilustração de Abigail Ascenso, a todos os alunos.

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - DIA 3 DE DEZEMBRO

As atividades relativas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foram realizadas entre o dia 30 de novembro e o dia 3 de dezembro. O grupo de Educação Especial, em colaboração com todos os professores do Agrupamento, pretende sensibilizar para a construção de uma escola cada vez mais acessível e inclusiva, onde todos sejam respeitados na sua individualidade e diferença.
Procurou-se também, através das atividades dinamizadas, sensibilizar para a defesa, dignidade, direitos, bem‑estar e compreensão dos assuntos relacionados com as deficiências físicas, mentais e sensoriais: visual e auditiva.  Nesta exposição e trabalhos levados a cabo, os nossos audazes alunos ficaram com o registo da enorme importância acerca das acessibilidades na vida diária, para que todos possam ter uma vida feliz e harmoniosa.
As intervenções e trabalhos realizados pelos alunos são o reflexo de “enormes corações” e personalidades repletas de afetos que se preocupam com o bem-estar do próximo. São estas atitudes o reflexo das mensagens que vamos transmitindo em benefício de um Mundo Melhor.
Agradecemos a todos pela disponibilidade e pela colaboração, pois só assim caminhamos em prol de um Mundo assente em pilares inclusivos!

Floresta Autóctone

No âmbito da atividade Floresta Autóctone do Plano Anual de Atividades (PAA), seguem em anexo os registos fotográficos da mesma.
A atividade Floresta Autóctone do 1.º ciclo e pré-escolar da escola de Cabril, realizada a 23 de novembro em parceria com Cabril Eco Rural, obteve a colaboração do Presidente da Junta de Freguesia, do CNAF (Corpo Nacional de Agentes Florestais), dos baldios de Cabril e de elementos do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas).
 A atividade consistiu numa caminhada até à floresta da escola de Cabril (espaço de baldio cedido à escola no ano letivo anterior), para fomentar nas crianças a importância de proteção/preservação da natureza.
No decorrer da caminhada falou-se das plantas, dos animais, da importância da floresta e da enorme necessidade da sua proteção/ preservação.  Recolheu-se lixo, apanharam-se sementes de sobreiro, carvalho e castanheiro para semear, e também pés de ervas aromáticas destinadas a serem plantadas na nossa floresta, incentivando, assim, a preservação do ambiente natural.
Foi um dia incrível, bastante proveitoso, repleto de boa disposição e vários desafios.  Pretendemos depositar esperança no futuro deste território repleto de riquezas naturais e culturais, apostando na valorização das crianças, recurso humano que atuará no futuro.

 

Declaração Universal Direitos Humanos 2021

DUDH 2021

Há 73 anos foi apresentada  a carta de princípios onde se estabelecem e defendem os direitos do individuo que são inalienáveis.
A turma do 11.º ano do curso profissional Técnico de Turismo, para realçar a importância da Declaração dos Direitos Humanos, assinalou esta data.

Recolha Alimentos 2021

Recolha Alimentar no Âmbito do Banco de Voluntariado do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, apela, uma vez mais, à solidariedade da comunidade educativa para a colaboração no âmbito da Recolha Alimentar que será levada a cabo nas Escolas do Agrupamento.
Os bens angariados reverterão para as famílias em situação de maior vulnerabilidade do concelho.
Visando-se a dinamização e mobilização dos nossos alunos inscritos no Banco de Voluntariado deste Agrupamento  (alunos dos 3.º ciclos e ensino secundário), esta atividade terá a seguinte calendarização:
 - Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso - semana de 29 de novembro a 03 de dezembro;
 - Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz - semana de 06 a 10 de dezembro;
Contribua! Dê um pouco de conforto e felicidade a que mais precisa! É Natal!

Recolha Alimentar BB Raquel Dores Recolha Alimentar BC Raquel Dores