Dia Europeu das Línguas 2019

Por iniciativa do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, Montalegre, assinalou-se, no dia 26 de setembro, o Dia Europeu das Línguas, instituído em 2001 pelo Conselho da Europa com o objetivo de celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural neste continente.

Com esta atividade, o Departamento pretendeu fomentar a existência de momentos de encontro da comunidade educativa para apresentação de trabalhos e boas práticas e promover o reforço do trabalho colaborativo.

Saber comunicar em diferentes línguas traz benefícios para a saúde mental e a vida social e é uma grande vantagem na carreira profissional das pessoas. Para além de permitir o crescimento do cérebro e de proporcionar amizades fantásticas por todo o mundo, falar mais de uma língua é um caminho seguro para alguém se destacar dos outros. Além disto, é uma aptidão que une muitos europeus.

Para assinalar a data, foi apresentado pelas professoras de Inglês às suas turmas, o “Concurso de T-shirts”, destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário, cujos resultados só serão conhecidos no final do 1.º período. Procedeu-se, ainda, à exposição de trabalhos elaborados por alunos de diferentes níveis de ensino da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz.

Acreditamos que o concurso virá a registar uma adesão significativa por parte dos alunos. A todos os que contribuíram para a celebração desta efeméride, o nosso agradecimento!

Departamento de Línguas